Pesquisa

Pesquisa e Extensão no Departamento de Engenharia Elétrica

A menor célula organizacional dentro da estrutura acadêmica da Universidade Federal de Santa Catarina é a do departamento. Os departamentos, por sua vez, organizam-se internamente de forma a atenderem suas demandas específicas para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. No Departamento de Engenharia Elétrica essas atividades são coordenadas pela Chefia do Departamento e distribuídas entre os professores, na maioria articulados em grupos de pesquisa ou em áreas de especialização. Grupos de pesquisa organizam sua infraestrutura em laboratórios de pesquisa.

Os grupos de pesquisa representam os campos da engenharia elétrica em que o Departamento apresenta especialização e potencial concentrado para realizar novas pesquisas, prestar serviços, e transferir conhecimentos através do ensino e da prestação de serviços à comunidade. Suas atividades são conduzidas por coordenadores indicados pela Chefia do Departamento.

Os grupos de pesquisa e os laboratórios, embora sob a coordenação formal do Departamento, têm um grau de autonomia bastante amplo, tomando iniciativa de buscar novas alternativas para atividades de extensão, ampliação do relacionamento externo, proposição de novos cursos, programação da formação dos seus recursos humanos, cursos de especialização, participação em eventos, etc.

No nível de Mestrado e Doutorado, o Departamento de Engenharia Elétrica atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEEL) oferecendo formação na seguintes áreas de conhecimento:

  • Eletromagnetismo e Dispositivos Eletro-magnéticos
  • Sistemas de Energia Elétrica
  • Eletrônica de Potência
  • Comunicações e Processamento de Sinais
  • Circuitos e Sistemas Integrados
  • Engenharia Biomédica

O Departamento tem gerado um fluxo regular de produção científica e técnica, perfazendo um total de, aproximadamente, 120 títulos por ano, sendo que, em sua grande maioria, em nível internacional.

A proposta do PPGEEL (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) é desenvolver pesquisas e promover a formação profissional com o necessário nível acadêmico e de interesse para a sociedade, através da interação com renomadas instituições de ensino do Brasil e do exterior. Integrar a universidade à comunidade, capacitando profissionais para que atuem em sintonias com as necessidades competitivas do setor produtivo.

O PGEEL produz conhecimentos científicos e tecnológicos na área de Engenharia Elétrica associados à formação de Engenheiros e de profissionais altamente qualificados e capazes de conduzir os processos de criação, transformação e disseminação destes conhecimentos, contribuindo assim para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, permitindo, em consequência, a melhoria da qualidade de vida da população.

Na mais recente avaliação da CAPES/MEC (2005), o PPGEEL recebeu o conceito 6 (numa escala de 1 a 7), estando entre os melhores e mais bem conceituados programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica do país. Dado esse nível de excelência, o PPGEEL conta com um corpo docente altamente qualificado, com a totalidade de seus 50 professores permanentes com titulação de Doutor. Quase todos os alunos atuam em tempo integral, dispondo de bolsas de estudo da CAPES e do CNPq.

Este programa já formou 919 mestres e 220 doutores (até outubro de 2006) e conta hoje com 166 mestrandos, 136 doutorandos e 35 alunos do Mestrado Profissional, com perspectivas de expansão do corpo discente para 300 alunos. O tempo médio para a formação é um dos menores do país, e grande esforço tem sido empregado para se alcançar a meta de 24 meses para o mestrado e 36 para o Doutorado.

O programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica abrange diversas Áreas Conhecimento , representadas por laboratórios de pesquisa, que possuem avançadas estruturas, com máquinas, equipamentos de alta tecnologia, redes de computadores e bibliotecas setoriais.

O programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica abrange diversas áreas de conhecimento correspondentes às pesquisas realizadas nos Departamentos de Engenharia Elétrica e de Automação e Sistemas. Esses departamentos possuem uma importante infraestrutura de laboratórios de pesquisa e ensino, com máquinas, equipamentos de alta tecnologia, redes de computadores e bibliotecas setoriais.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina tem hoje uma larga abrangência nacional e internacional dentro de suas áreas de conhecimento. Diversos convênios e parcerias são firmados entre os laboratórios de ensino e instituições, tanto do setor industrial e de serviços como de entidades de fomento a pesquisa e ao ensino. Saiba mais sobre Projetos e Parcerias .

Maiores informações estão disponíveis nas páginas dos professores, dos laboratórios de pesquisa e no site da PPGEEL.

 

Link para o sistema de cadastro de projetos de pesquisa da UFSC.