Premiação na 3ª Edição do Hackathon

29/10/2019 09:47

É com grande orgulho que o EEL anuncia a premiação de equipe formada por três alunos da Engenharia Eletrônica (André Lucas Schlichting, Claudio Felipe Carvalho Vilas Boas e Kauê Cano Souza) e um do curso de Engenharia Elétrica (André Ritter Bastos) que obteve o terceiro lugar na competição estadual Hackathon.

No último fim de semana aconteceu nas dependências do CIASC, em Florianópolis, a terceira edição do “Hackathon #desenvolvesc”, uma maratona de desenvolvimento em que equipes (desenvolvedores, designers e consultores de negócios) se reúnem e trabalham 3 dias seguidos durante um final de semana para discutir e criar soluções para os problemas apresentados.

A equipe formada pelos alunos do curso de Engenharia Eletrônica André Lucas Schlichting (LINSE-UFSC), Claudio Felipe Carvalho Vilas Boas (Brick Abode) e Kaue Cano Souza (Elint-LABMAT); e do curso de Engenharia Elétrica André Ritter Bastos que conta também com a participação de uma designer, Maika Pires Milezzi (Fatenp/Unigranrio), que não pertence à UFSC, conseguiu o terceiro lugar na competição ao criar uma solução para o absenteísmo nas consultas do sistema público de saúde usando aprendizado de máquina, automatização e analíticos.

Resumo da ideia criada:
O absenteísmo na saúde é a falta a consultas e outros procedimentos agendados no SUS. Essas faltas geram prejuízos de milhões de reais. O projeto focou em um segmento que engloba cerca de 64% dos pacientes faltantes e o objetivo é aumentar os canais de comunicação através de aplicativos que os usuários já utilizam como Whatsapp ou Telegram, e assim manter o paciente sempre atento e consciente para que não falte ou pelo menos cancele a tempo para que outra pessoa possa ser agendada. O sistema utiliza IA e informações das listas de espera do SUS para guiar a conversa entre o paciente e o sistema desde o momento do agendamento até a conclusão do procedimento, recolhendo também o feedback do paciente repassando os dados para o gestor.

As conquistas, além da ideia que está disponível e do know-how no assunto, foram um prêmio em dinheiro de R$2500,00 para a equipe. Participação em um workshop do programa de pré-incubação no CocreationLab e acesso ao programa global da IBM de apoio às startups que oferece US$1.000 por mês durante 01 ano em serviços disponíveis na IBM Cloud, como inteligência artificial, cloud e analytics.

Página oficial da competição
https://www.sc.gov.br/hackathon/

Divulgação SECOM SC
https://www.sc.gov.br/noticias/temas/ciencia-e-tecnologia/sistema-vencedor-do-hackathon-desenvolve-sc-pretende-reduzir-falta-a-consultas-medicas

SES SC
http://www.saude.sc.gov.br/index.php/noticias-geral/10903-absenteismo-em-consultas-agendadas-pelo-sus-e-outros-dois-problemas-da-educacao-poderao-ser-resolvidos-no-estado-por-ferramentas-digitais-vencedoras-do-hackathon-desenvolve-sc-2019